Mundo
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Jo Constantz, Bloomberg


Beyoncé — Foto: Bloomberg
Beyoncé — Foto: Bloomberg

O novo single de Beyoncé soa como um hino poderoso para a “Grande Demissão”. A letra de sua última faixa, “Break My Soul”, fala aos milhões de americanos que deixaram seus empregos no ano passado em busca de melhores oportunidades, dado que o desemprego está em baixa recorde nos EUA. Em abril, 4,4 milhões de trabalhadores deixaram seus empregos nos EUA, mesmo com o aumento dos temores de recessão.

LEIA MAIS:

O primeiro verso da música de Beyoncé descreve os impulsos de muitos americanos neste momento:

“Now I just fell in love / And I just quit my job / I’m gonna find new drive / Damn they work me so damn hard / Work by nine / Then off past five / And they work my nerves / That’s why I cannot sleep at night.”

Tradução livre: “Agora eu me apaixonei / E acabei de sair do meu emprego / Vou encontrar um novo estímulo / Droga, eles me fizeram trabalhar tão duro / Trabalho às nove / E depois da cinco / E eles me irritam / É por isso que não consigo dormir à noite.”

A música, que estreou nesta última segunda-feira, faz parte de seu novo álbum, “Renaissance: Act 1”, que deve ser lançado em 29 de julho.

Mais de dois anos de pandemia global, o mercado de trabalho ainda está em turbulência. Hoje, 10 mil trabalhadores do metrô de Londres entraram em greve no Reino Unido por melhores salários, forçando mais de 1 milhão de passageiros a trabalhar em casa.

Nos EUA, os esforços de sindicalização em grandes corporações estão aumentando e os trabalhadores estão expressando indignação e criando estratégias para melhores salários e benefícios em lugares como o fórum AntiWork, do Reddit, com 2 milhões de assinantes.

As letras de Beyoncé podem ressoar particularmente verdadeiras com as mulheres.

Um estudo da Deloitte descobriu que elas têm mais chance de ficarem esgotadas depois de assumir as responsabilidades de cuidar dos filhos, além de trabalhar durante as paralisações da pandemia.

A música provavelmente tem um fundo de verdade global: um em cada cinco trabalhadores em todo o mundo provavelmente procurará novos empregos no próximo ano, de acordo com a pesquisa Global Workforce Hopes and Fears, da PwC. O maior motivador? Salário mais alto.

O single evoca temas dos anos 1970, quando hinos dance - como "Workin' Day and Night", de Michael Jackson, e "Stayin' Alive", dos Bee Gees - apelaram para a frustração que os trabalhadores sentiam em uma economia assolada pela estagflação, encorajando para dançar a noite toda.

Dificuldades para sobreviver

Uma parte da música com Big Freedia destaca as frustrações dos trabalhadores de hoje que lutam contra baixos salários, longas horas de trabalho e inflação crescente que tornam difícil sobreviver:

“Release ya anger, release ya mind / Release ya job, release the time / Release ya trade, release the stress / Release the love, forget the rest.”

Tradução livre: “Libere sua raiva, libere sua mente / libere seu emprego, libere o tempo/ Libere o negócio, libere o estresse / Libere o amor, esqueça o resto.”

O segundo verso da música acena para o empreendedorismo:

“Motivation / I’m looking for a new foundation, yeah / And I’m on that new vibration / I’m building my own foundation.”

Tradução livre: “Motivação / Estou procurando uma nova base, sim / E estou nessa nova vibração / Estou construindo minha própria base”.

Mais pessoas estão procurando se tornar seus próprios chefes desde que a pandemia interrompeu o trabalho e a vida. Em 2021, os americanos entraram com pedidos de 5,4 milhões de novas empresas, de acordo com um relatório da Casa Branca – mais de 20% a mais do que em qualquer ano registrado.

Com economistas e bilionários sinalizando que a economia dos EUA pode estar caminhando para a recessão, Beyoncé ainda é uma boa aposta, de acordo com a diretora de investimentos da Goldman Sachs Asset Management, Katie Koch.

Os consumidores continuam a gastar seletivamente durante as recessões, especialmente em experiências, tornando artistas populares como Beyoncé – e os locais de eventos onde ela faz shows – praticamente à prova de recessão, disse ela.

Mais recente Próxima Cingapura confirma caso de varíola do macaco, primeiro no Sudeste Asiático

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Além dele, morreram o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir-Abdollahian, e vários outros passageiros

Presidente do Irã, Ebrahim Raisi, morre em acidente de helicóptero, diz TV estatal

Autoridades chinesas levantaram diversos alertas sobre Taiwan nos últimos dias

Lai Ching-te, novo presidente de Taiwan, toma posse com ilha dividida

O plano prevê o aporte de recursos na companhia, mediante aumento de capital, e o pagamento integral de credores com valores a receber de até R$ 30 mil

Helicóptero que transportava o presidente foi completamente queimado e que as expectativas são baixas de que ele tenha sobrevivido ao acidente; ainda não houve uma declaração oficial do governo iraniano

 Localizados os destroços do helicóptero do presidente do Irã: 'Nenhum sinal de vida', diz agência estatal

Taxa prime de empréstimos (LPR, iniciais em inglês) de um ano permaneceu estável em 3,45%, enquanto a taxa de cinco anos se manteve em 3,95%, de acordo com os dados oficiais

Medida seria uma alternativa à implementação de cidades transitórias; governo também estuda como auxiliar cozinhas solidárias

Assessoria do governador não descarta ida para o PL no futuro, mas que não há previsão para troca de partido nem movimentação do político nesse sentido

Forças de Putin atacaram resort à beira de lago e Kiev espera novos bombardeios

Ucrânia acusa Rússia de ataques em Kharkiv que mataram ao menos 11

Presidente do Fed não menciona inflação, juros ou economia, mas aborda experiências de vida