Ian Black’s Post

View profile for Ian Black, graphic

Founder & CEO New Vegas | Council Member of ABAP, BCMA & Instituto Peregum | Jury member @ Effie, Warc & Tiktok Awards | Activist, Writer, Art Collector, Complexity Apprentice, Dog Owner, Sociable Introvert & Music Lover

Foda-se Cannes. A premiação representa a celebração e manutenção de um sistema que celebra a cultura da “meritocracia”, onde o benefício é unicamente individual e não há nada, absolutamente nada de retorno para a sociedade e / ou grupos minorizados e historicamente ignorados, menosprezasos, desqualificados e estereotipados pela indústria e pela própria organização do festival, global ou localmente. O “combate” ao festival e os seus valores não se dá “mudando-o de dentro” - como defendem muitos dos meus nobres colegas - pq para isso demandaria chegar a rankings inalcançáveis, e quem ocupa esses rankings simplesmente não se importa. A mudança se dá através da proposição de novas estruturas e novos modelos de reconhecimento e divulgação que sirva como plataforma de potencialidades e não de vaidades. A mudança da realidade só acontece a partir de uma mudança na percepção da realidade. Ou seja, é necessário uma nova ideia de existência que vá além do que propõe Cannes. Foda-se Cannes. PS: Isso não quer dizer que eu ou a minha agência não venham a concorrer a algum prêmio, seja qual for o festival (inclusive tenha aí os meus leões). Contudo, uma eventual participação ou premiação nao signficará absolutamente nada em termos de mudanças estruturais, mas apenas indivíduos jogando o jogo da estrutura.

Thales Costa

Global Benefits Consultant @ Aon Italia | Health Analytics

1y

Todo a admiração que eu tinha sobre essa campanhas "criativas" morreu depois que descobri a realidade da criação de campanhas para Cannes. Não tiro o mérito de quem ganha, pois conheço o esforço dessas pessoas, mas sim a cultura que ela cultiva.

Like
Reply
Carla Purcino

Strategy, Communications & Content | ESG | Diversity & Inclusion | Culture & Trends | Teacher at Miami Ad School | Ex-Red Bull, Globo, Africa, Copernicus.

1y

Já disse que te amo, Ian Black? Publicamente? Então lá vai: te amo. ❤️ (inclusive escrevi algo similar há anos atrás sobre anuários e Clubes, como você bem se recorda e, recentemente, fiz uma crítica similar a premiações como o Women to Watch e Caboré).

Alice Motta

Partner and COO at Hood

1y

sim e sim.

Like
Reply
Thiago Emmanuel

I help brands build their identity through strategic design — Founder of the Brand Football Club project.

1y

Fala Ian, tudo bem? Cara, nao te conheço mas simpatizo com o seu discurso. Acho que realmente essa estrutura precisa ser mudada, mas como você mesmo disse, para isso acontecer é preciso o nascimento de novas ideias, e eu adicionaria que é preciso coragem também. Então, se me permite, deixa eu colocar um pouco mais de lenha nessa discussão. Quando você vem na mídia e faz esse discurso é muito legal, mas ai você finaliza desmontando tudo o que falou dizendo que ainda participaria da premiação. Por favor não me interprete mal, o que quero dizer é que pra que esse seu discurso tenha validade é preciso tomar a frente, se ninguém o fez ainda, e encarar as consequências. Só assim algo de novo é possivel acontecer, caso contrario vai acabar parecendo apenas mais um discurso para redes socias. Não acha?

Jaicle Melo

Creative Director - Filmmaker - Multidisciplinary Artist

1y

Cara acho que esperei quase 10 anos pra ler isso de alguém influente dentro da indústria da comunicação. Caralho, 10 fucking anos!!!!

Gilmar Prestelo ⛑️

Engenheiro de Segurança do Trabalho | Técnico de Segurança do Trabalho

1y

Desculpe, mas não entendi muito bem. Qual o problema da premiação? Não é como o Oscar?

Like
Reply
André Albuquerque

Specialist in Cinema and Audiovisual Language

1y

Ian Black Vc me representa!!! Obrigado por isso 😍

Like
Reply
See more comments

To view or add a comment, sign in

Explore topics